No "Dia da Pesquisa", Intel mostrará "computador do futuro"

Posted: terça-feira, 29 de junho de 2010 by Igor Conrado in
3


A Intel quer que os computadores do futuro não tenham mais teclado e mouse, que os equipamentos eletrônicos usem eletricidade sem fios e que o carro do amanhã seja controlado pelo telefone. Uma prévia disso vai ser mostrada na próxima semana, durante o Research@Intel 2010, em 30 de junho, quando a companhia de Santa Clara mostra seus principais projetos de pesquisa mais recentes.

De acordo com a Intel, uma das ideias é mostrar "uma nova interface para os computadores". Saem de cena o teclado e o mouse, entram os gestos manuais, projeção de superfícies e até mesmo "computadores que lêem mentes". Câmeras presentes em celulares e notebooks podem vir a reconhecer os gestos do usuário para interação, e miniprojetores transformam "a mesa convencional da cozinha em telas sensíveis ao toque".

Outro destaque, já mostrado no Research@Intel de 2009, foi a eletricidade sem fios. Ela continua em desenvolvimento, mas agora um novo projeto vai permitir que sensores instalados pela casa mostrem mais informações sobre o consumo de energia e, por consequência, possam gerenciá-la melhor. Como a Intel é uma fabricante de processadores, o evento vai trazer uma prévia das futuras plataformas da companhia, incluindo virtualização de sistemas, pesquisa de circuitos, Wi-Max e outros recursos.

Além disso, os laboratórios de pesquisa da Intel incluem carros no seu repertório. Diz a Intel, em uma prévia oficial do dia de pesquisas, que vai mostrar um "telefone com processador Atom que controla temperaturas e mais, luzes LED que conseguem se comunicar para evitar acidentes, acessar a nuvem caso ocorra um impacto e ainda registrar áudio e vídeo do veículo".

Finalmente, o Research@Intel 2010 vai mostrar as últimas pesquisas em cloud computing, incluindo um "Muro 3D" com projeção imersiva para os visitantes. O evento ocorre no Computer History Museum de Mountain View, nos EUA, e será transmitido online em http://blogs.intel.com/research/2010/06/live_from_researchatintelday_june_30.php.

Eu juro que se eu entedesse bem o inglês eu assistiria esse evento, mas já que não é o caso, ficarei apenas sentado esperando novas informações :/

3 comentários:

  1. Anônimo says:

    É impressionante o avanço que a tecnologia proporciona à área da informática. Produtos até "inusitados" ou até mesmo que só seriam vistos em efeitos especiais são agora vistos pelo que acarreta o desenvolvimento tecnológico. Mas tenho uma observação a colocar: o atraso quase que instantâneo das novas tecnoloigias imformática. O meu velho computador resiste ao tempo, mas defronta hoje com configurações absurdas disponíveis no mercado. Ah! meu computador? Ele tem um processador de 2.5 ghz, imagina então que a Intel já estuda um de 32 núcleos!
    É impressionante, mas continuo a resistir no tempo e no bolso!

  1. Estamos no mundono qual,cada véz mais a tecnologia dos computadores avança,o PC do futuro terá que mudar. Processadores de oito núcleos, enormes HDs, a possibilidade de placas gráficas externas e telas maiores e mais baratas surgem no horizonte. Enquanto alguns componentes mais impressionantes, como drives de 20 terabytes ou displays coloridos flexíveis estão distantes, algumas tecnologias interessantes estão mais proximas do que pensamos!!
    essa é a nossa modernidade!
    Otimo tema!!!

  1. Kelysson says:

    Estamos vivendo momentos da história em onde a tecnologia se desenvolve a cada vez mais, e principalmente com grande empresas que investem pesado em tecnologia, viva Intel.